Links teis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Poltica

Lder da FLEC-CSA

Cabinda: Morreu Liberal Nuno

Lisboa Morreu na madrugada deste sbado, em Lisboa, Jos Maria Liberal Nuno, antigo membro da FLEC/FAC e conselheiro de Nzita Tiago acabou por se afastar do movimento criando FLEC-CSA (Conselho Superior Alargado).

Na dcada de 90, Liberal Nuno integra a FLEC/FAC a partir de Lisboa e destaca-se junto dos rgos de comunicao social lusos durante o perodo da crise dos refns em Cabinda. Progressivamente impe-se como porta-voz do movimento em Portugal e conselheiro prximo de Nzita Tiago, presidente do movimento nacionalista cabinda.

Em Abril de 2003 Liberal Nuno afasta-se da FLEC/FAC acusando o presidente do movimento de pretender arrastar a questo de Cabinda. O movimento riposta acusando Liberal Nuno de ser um agente ao servio de Luanda com a misso de eliminar Nzita Tiago. Agosto de 2004, Liberal Nuno no convidado a participar na reunio inter-cabindesa na Holanda, quando FLEC/FAC e FLEC Renovada, em presena da sociedade civil, decidem se fundir num s movimento. Em Setembro do mesmo ano cria FLEC-CSA (Conselho Superior Alargado) e autoproclama-se presidente.

Parte para Luanda e inicia um priplo junto dos nacionalistas Cabindas e dos refugiados nos campos da Repblica Democrtica do Congo e Congo Brazzaville com o objectivo de criar um rgo federativo dos movimentos nacionalistas cabindas e que os militares abandonem a luta armada. A sua aco resulta num fiasco. Numa conferncia no Centro Cultural de Chiloango (Cabinda), perante os protestos dos presentes que o acusam de trabalhar a favor de Luanda, forado a retirar-se sob proteco das foras de segurana angolanas.

Perante o fiasco da sua aco tentou recentemente, sem sucesso, restabelecer contactos com Nzita Tiago a fim reintegrar a FLEC. Uma hiptese rejeitada pelos militares das FAC que se opuseram a qualquer tipo colaborao de Liberal Nuno no movimento.

Em Dezembro 2007 Liberal Nuno esteve presente em algumas conferncias durante a Cimeira Europa frica em Lisboa, permanecendo contudo discreto na sua actividade sobre Cabinda.

(c) PNN Portuguese News Network

2008-10-13 11:21:37

MAIS ARTIGOS...
  Morreu Nzita Tiago, líder histórico da resistência cabindesa
  Guerrilha em Cabinda anuncia novos ataques no enclave
  Guerrilha cabindesa anuncia retoma da via militar
  Guerrilha cabindesa ataca em Buco Zau
  Emboscada da guerrilha causa a morte de três soldados angolanos
  FLEC pede a Marcelo Rebelo de Sousa para terminar o processo de descolonização portuguesa
  Cabinda: FLEC/FAC exige a libertação de Marcos Mavungo
  Cabinda: Raul Tati e Francisco Luemba libertados
  França: Dois juízes antiterroristas querem a detenção de Rodrigues Mingas
  Cabinda: José Eduardo dos Santos demite e readmite Macário Romão Lembe
  Suíça: Manifestação cabindesa em Berna
  Cabinda: Ataque da resistência amplifica divisões na FLEC

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


Comentrios
  
ana lsabel da costa figueiredo  2012-03-16 16:51:29
O senhor Jos Maria Liberal Nuno foi para mim um grande Homem. Este senhor era e sempre ser,avo dos meus 2 filhos,avo de Liliana Isabel Figueiredo Liberl Nuno e de Daniel Mayene Figueiredo Liberal Nuno.Vivo com grande tristeza.A falta que ele nos faz.Com grande saudade.

PROVRBIOS
"Kupdi tmuka ko: Nti ava kamnina."
(Ningum pode arrancar: A rvore (adulta) que j tem razes.)
Outros
Relatrio da Mpalabanda 2005 (pdf)

Relatrio da Mpalabanda 2004 (pdf)

Entrevista de Dom Duarte ao IBINDA.COM
Cartoon
Hospedagem de Sites Low Cost Jornal Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais