Links teis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Economia

Relatrio tambm inclui lista de Estados no-cooperantes

OCDE divulga lista negra de parasos fiscais

Londres - Depois da reunio do G20, a OCDE divulgou divulgou, uma lista negra de parasos fiscais e apontou os Estados no-cooperantes em matria fiscal.

Depois da reunio do G20, a OCDE divulgou duas listas de pases considerados parasos fiscais: uma negra com quatro naes onde constam o Uruguai, Costa Rica, Malsia e Filipina, e de pases no-cooperantes com 38 pases.

A lista dos pases no-cooperantes em matria fiscal composta por: ustria, Andorra, Anguila, Antigua e Barbados, Aruba, Bahamas, Bahrein, Blgica, Belize, Bermudas, Brunei, Ilhas Caimo, Chile, Ilhas Cook, Repblica Dominicana, Gibraltar, Grenada, Libria, Ilhas Marshall, Guatemala, Liechtenstein, Luxemburgo, Mnaco, Montserrat, Nauru, Antilhas Holandesas, Niue, Panam, Ilhas de So Cristvo e Nevis, Santa Luzia, So Vicente e Granadinas, Samoa, So Marino, Singapura, Sua, Ilhas Turcos e Caicos, Vanuatu e Ilhas Virgens.

O governador do Banco do Uruguai j veio contestar que a classificao e assegurar a solidez e seriedade do sistema financeiro do seu pas, sublinhando a existncia de regras apertadas em matria de superviso e regulao.

A Sua, a ustria e o Luxemburgo tambm j contestaram a incluso na lista cinzenta, que a OCDE considera ser de pases com dfice de informao em matria fiscal.

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, considerou incompreensvel a incluso de seu pas e lamentou a falta de questionamento aos Estados Unidos. Parece-me que o tratamento reservado a alguns Estados um pouco incompreensvel, declarou Juncker, Observo que pases como os Estados Unidos no figuram nas listas da OCDE, sublinhou.

O ministro das Finanas da Sua Hans-Rudolf Merz, disse que desaprova o processo e os critrios que serviram de base para a sua elaborao, lembrando que a Sua, em Maro, atenuou o sigilo bancrio em conformidade com as regras da OCDE, no um paraso fiscal.

Na passada tera-feira, perante o Parlamento Europeu, Juncker citou os Estados do Delaware, Wyoming e Nevada como parasos fiscais, onde devido carncia de impostos nos benefcios, so vrias as empresas que esto presentes nestes Estados sem exerceram qualquer actividade. Actualmente, mais de metade das 500 maiores fortunas e 43 por cento das empresas cotadas na Bolsa de Nova Iorque esto actualmente domiciliadas no Delaware.

(c) PNN Portuguese News Network

2009-04-03 15:07:58

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau vai beneficiar por ser um dos Países Menos Avançados
  Cabinda vai ter mais estabelecimentos comerciais
  Angola: Rentabilidade dos bancos aumentou em 2009
  Moçambique: Importante descoberta de poço de gás natural na bacia do Rovuma
  Bancos de Angola e Moçambique entre os maiores bancos de África
  Missão empresarial procura parceiros em Luanda e Cabinda
  O renascimento da euforia da indústria petrolífera são-tomense
  Países africanos de expressão portuguesa resistem à crise
  Toyota recolhe 11 500 Lexus devido a problemas na direcção
  Previsão de subida da procura faz subir o preço do petróleo
  Honda recolhe mais de 437 mil automóveis
  Toyota vai recolher 437 mil híbridos em todo o Mundo

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


Comentrios
  
1  2014-12-01 11:33:16
1

PROVRBIOS
"Kupdi tmuka ko: Nti ava kamnina."
(Ningum pode arrancar: A rvore (adulta) que j tem razes.)
Outros
Relatrio da Mpalabanda 2005 (pdf)

Relatrio da Mpalabanda 2004 (pdf)

Entrevista de Dom Duarte ao IBINDA.COM
Cartoon
Hospedagem de Sites Low Cost Jornal Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais