Links teis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Poltica

Aps ataque da guerrilha em Cabinda

Cabindas receiam purgas no Congo Brazzaville

Cabinda A populao de origem cabindesa residente na Repblica do Congo (Brazzaville) receia tornar-se alvo de ataques da populao congolesa que a acusam de responsvel colateral da operao da resistncia em Cabinda a 08 de Janeiro.

A tenso disparou na provncia do Kuilo na Repblica do Congo aps o ataque da FLEC em Cabinda que atingiu a delegao de futebol do Togo. A comunidade cabindesa residente no pas sente-se ameaada pela populao local e teme tornar-se no bode expiatrio da situao.

Perante o agravamento da situao o Governador da provncia do Kuilo j solicitou a interveno urgente do Governo Central em Brazzaville.

A situao agravou quando um movimento virtual denominado FLEC/PM reivindicou o ataque e ameaou de prosseguir as aces em Cabinda. Rodrigues Mingas, autor do primeiro comunicado, onde apresenta-se como secretrio-geral do movimento, nasceu em 1962 em Ponta Negra (provncia do Kuilo no Congo), parte para a Europa no incio da dcada de 80 onde onde obtm a nacionalidade francesa.

Rodrigues Mingas um elemento conhecido nos meios nacionalistas pelas suas excentricidades, entre as quais, passear com um uniforme militar alugado no centro de Paris, conta um cabinda residente na capital francesa.

Foi um elemento prximo da FLEC Renovada de Antnio Bento Bembe, acabando por se aliar aos elementos da FLEC/FAC em Paris onde foi nomeado efemeramente Secretario da Informao do movimento.

Expulso do movimento pelas chefias militares da FLEC/FAC durante uma reunio na Europa, os quais consideravam que as atitudes de Rodrigues Mingas eram prejudiciais para a imagem e credibilidade da organizao, anuncia atravs da internet a criao da FLEC/PM, designao inicial da FLEC Renovada.

Guerrilheiro da FLEC/FAC em Cabinda afirmou PNN que Rodrigues Mingas poder ser julgado em frica pelas suas aces destabilizadores e mitmanas aps a operao da guerrilha a 08 de Janeiro, que atingiu a seleco do Togo, o mesmo elemento da resistncia disse que Mingas responsvel pela grave deteriorao da situao dos cabindeses residentes no Congo.

(c) PNN Portuguese News Network

2010-01-13 13:29:59

MAIS ARTIGOS...
  Morreu Nzita Tiago, líder histórico da resistência cabindesa
  Guerrilha em Cabinda anuncia novos ataques no enclave
  Guerrilha cabindesa anuncia retoma da via militar
  Guerrilha cabindesa ataca em Buco Zau
  Emboscada da guerrilha causa a morte de três soldados angolanos
  FLEC pede a Marcelo Rebelo de Sousa para terminar o processo de descolonização portuguesa
  Cabinda: FLEC/FAC exige a libertação de Marcos Mavungo
  Cabinda: Raul Tati e Francisco Luemba libertados
  França: Dois juízes antiterroristas querem a detenção de Rodrigues Mingas
  Cabinda: José Eduardo dos Santos demite e readmite Macário Romão Lembe
  Suíça: Manifestação cabindesa em Berna
  Cabinda: Ataque da resistência amplifica divisões na FLEC

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


PROVRBIOS
"Kupdi tmuka ko: Nti ava kamnina."
(Ningum pode arrancar: A rvore (adulta) que j tem razes.)
Outros
Relatrio da Mpalabanda 2005 (pdf)

Relatrio da Mpalabanda 2004 (pdf)

Entrevista de Dom Duarte ao IBINDA.COM
Cartoon
Hospedagem de Sites Low Cost Jornal Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais