Links teis
Confidencial

Subscrever Newsletter

Internacional

Considerado o homem mais poderoso do Mundo

Hu Jintao de bolsos cheios num Portugal de bolsos vazios

Lisboa O presidente chins, Hu Jintao, iniciou este sbado a Lisboa uma visita oficial de dois dias. Depois de colocar uma coroa de flores junto ao tmulo de Lus de Cames no Mosteiro dos Jernimos tirou o livro de cheques e assinou vrios acordos.

Rodeado de fortes medidas de segurana, onde foram privilegiados os aplausos e acolhimento da comunidade chinesa em Portugal aos protestos da Amnistia Internacional ou manifestaes dos apoiantes do prmio Nobel da Paz, Liu Xiaobo, a presena de Hu Jintao decorre sem incidentes.

Dos Jernimos Hu Jintao seguiu, com a primeira-dama chinesa, para um encontro com o seu homlogo luso, Cavaco Silva, que estava acompanhado pelo ministro das Finanas, Teixeira dos Santos.

Na manh de domingo o presidente chins cumpriu a agenda Ministrio dos Negcios Estrangeiros com o primeiro-ministro, Jos Scrates, Teixeira dos Santos, ministro das Obras Pblicas, Antnio Mendona, secretrio de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, e o ministro da Cincia e Tecnologia, Mariano Gago. Durante a assinatura dos acordos empresariais estiveram tambm presentes o presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, BPI, Fernando Ulrich, Zeinal Bava, da PT, e Antnio Mexia, da EDP.

O objectivo da China, segundo Hu Jintao, que Portugal e a China tentem duplicar o comrcio bilateral at 2015. Segundo os dados de Pequim o comrcio entre os dois pases cresceu 40,7% atingindo 2.396 milhes de dlares (cerca de 1,69 milhes de euros). As exportaes portuguesas aumentaram 61,4%, para 549,9 milhes de dlares (perto de 390,9 milhes de euros).

Apesar de ainda no ter sido confirmado oficialmente a empresa chinesa China Power Holding International pretender entrar no capital da EDP com a qual assinou este domingo um acordo de cooperao nas novas energias e cooperao para apoios mtuos nos projectos na sia, Europa, frica e Brasil.

O Banco Comercial Portugus (BCP) tambm estar na mira do Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) que pretende adquirir at 10 por cento do capital do banco luso.

Segundo dado do SEF esto presentes em Portugal cerca de 11 mil cidados chineses, no entanto a comunidade chinesa em Portugal afirma que j representam um universo de mais de 20 mil pessoas.

(c) PNN Portuguese News Network

2010-11-07 14:42:14

MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: Democracia africana deve ser encarada como uma oportunidade para o desenvolvimento
  Iémen: 26 mortos em atentado num casamento
  Parlamento grego dá voto de confiança a Tsipras
  Svetlana Alexievich distinguida com o prémio Nobel da Literatura
  Antigo presidente da assembleia-geral da ONU detido por suspeitas de suborno
  Prémio Nobel da Química para Tomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar
  Guiné-Bissau: Presidente não quer Simões Pereira nem os ministros demitidos no novo Governo
  Rapaz de onze anos mata vizinha de oito por causa de um cão
  Guiné-Bissau: Denunciada suposta tentativa de detenção de Domingos Simões Pereira
  Síria: Estado Islâmico explode Arco do Triunfo de Palmyra
  Grécia: Corpos de duas crianças dão à costa na ilha de Kos
  Guiné-Bissau: Carlos Correia entrega a proposta de novo elenco governamental

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


PROVRBIOS
"Kupdi tmuka ko: Nti ava kamnina."
(Ningum pode arrancar: A rvore (adulta) que j tem razes.)
Outros
Relatrio da Mpalabanda 2005 (pdf)

Relatrio da Mpalabanda 2004 (pdf)

Entrevista de Dom Duarte ao IBINDA.COM
Cartoon
Hospedagem de Sites Low Cost Jornal Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais